quarta-feira, 30 de março de 2011

Campeonato Distrital I Divisão - Série 1

Com 6 jornadas por disputar, encontra-se ao rubro a tão desejada promoção à divisão maior da Associação de Futebol de Lisboa, a Divisão de Honra, assim como a fuga à despromoção para a II Divisão da mesma Associação onde, época após época a indefinição quanto às equipas que poderão ser ou não ser despromovidas é sempre uma incógnita em virtude das descidas que poderão acontecer na III Divisão Nacional série E e, por consequência, da Divisão de Honra.

Neste âmbito, quem já consumou a sempre penosa descida foi a equipa do Casalinhense (16ª) tendo neste momento somente 2 pontos conquistados nos 24 jogos já disputados sendo matematicamente impossível de alcançar um lugar que possa garantir a manutenção. Neste plano de incerteza, vivem ainda o Jeromelo (15º), o São Pedro (14º), o Povoense (13º), Bocal (12º) e Sobral de Monte Agraço (11º). Deste bloco de equipas sairão certamente as equipas que acompanharão o Casalinhense à despromoção ainda que, todas estas distam 10 pontos... ou seja, entre o 15º classificado e o 11º classificado. Serão 3, no máximo 4 equipas a descer à II Divisão, mas estará sempre dependente das descidas das divisões superiores.

Em relação à subida, neste momento existem 4 equipas que estão à partida, em condições de assumir esse papel e desejo. O primeiro lugar da classificação é ocupado pela equipa do C.DVila Franca do Rosário que, por sua vez, tem também o seu lugar garantido na final da Taça da A.F.L. Sem dúvidas uma época a todos os níveis excepcional e que irá certamente ficar marcada na história do clube quaisquer que sejam os resultados finais.

O segundo lugar é ocupado pelo F.C. Alverca que ao longo das épocas surge sempre como um dos mais fortes candidatos à subida de divisão mas que, nas pretéritas temporadas, tem falhado na hora da verdade onde, curiosamente, tem sido precisamente neste último terço do campeonato, que têm surgido as maiores dificuldades e o objectivo acaba por ser falhado. Esta equipa poderá também ter lugar na final da Taça "Centenário" A.F.L, conjuntamente com a turma de Vila Franca do Rosário caso vença, no dia 30 de Março, o actual líder da Divisão de Honra, Pêro Pinheiro.

Em igualdade pontual, surgem duas equipas tarimbadas e com forte reputação nas competições da Associação de Futebol de Lisboa, referimo-nos concretamente ao C.F. Os Bucelenses e ao C.D. da Venda do Pinheiro que, ao término da 24ª jornada, distam somente 2 pontos do 2ª lugar e 3 do 1º classificado, são 3 os pontos que separam o 4º classificado do 1º. 

Analisando o que ainda falta por jogar, na teoria, o F.C. Alverca terá, à partida, o calendário mais favorável em relação aos três directos opositores já que não irá defrontar nenhum destes nas jornadas que faltam. Ao invés, C.D. Vila Franca do Rosário, C.F. Os Bucelenses e C.D. Venda do Pinheiro terão que se defrontar sendo que nesta última jornada "Os Bucelenses" foram alcançar uma importantíssima vitória ao reduto do líder e assim relançou a sua campanha bem como a luta pelos 2 lugares que dão acesso à Divisão de Honra. 

A próxima jornada, irá oferecer mais um encontro escaldante, desta feita o líder terá que lutar pelo seu estatuto no terreno do C.D. Venda do Pinheiro que, até esta jornada, é a única equipa que mantém a sua invencibilidade incólume no seu Estádio Municipal da Venda do Pinheiro. Será certamente o jogo grande deste Domingo dia 3 de Abril.

Curiosamente, exceptuando a equipa alverquense, todas as equipas referidas anteriormente terão ainda que medir forças com o Juventude da Castanheira. Afigura-se portanto umas jornadas bastante equilibradas onde a incerteza, cremos, irá perdurar até ao último segundo da 30ª jornada do campeonato.

Desejos de um grande final de época para todas as equipas que compõem esta Série.

Sem comentários:

Enviar um comentário